Intestino Preso



O intestino preso é uma condição caracterizada por alterações do trânsito intestinal que podem gerar retenção das fezes ou dificuldades para evacuar, podendo estar associado a1:

  • • cólicas
  • • inchaço
  • • desconforto abdominal
  • Aproximadamente

    20% da população mundial sofre com a prisão de ventre2
  • A prevalência é maior em gestantes, impactando cerca de

    40% imagem gravidas

    das mulheres, principalmente no 2º trimestre de gestação3

Hábitos Saudáveis

que podem contribuir para evitar o intestino preso:1,2,4

Fibras

Como as fibras solúveis atuam no trânsito intestinal?6,7

  • Auxiliam na formação e umidificação do bolo fecal
  • Auxiliam na redução do risco de endurecimento das fezes
  • Auxiliam no estímulo dos movimentos do intestino

Importância das fibras

A suplementação com fibra solúvel pode aumentar em até

60% a frequência semanal de evacuação6
  • Auxilia na regularização da atividade intestinal
  • Auxilia na redução do inchaço e desconforto causados pela constipação
Entenda sobre as fibras solúveis e outros tipos de fibras AQUI
Referências infográfico FiberMais:

1.Andre SB et al. Constipação intestinal. RBM, 2000;57:12.; 2.Galvão - Alves J. Constipação Intestinal. J Bras Med 2013;101:31-37.; 3.Derbyshire E, Davies J, Costarelli V, Dettmar P. Diet, physical inactivity and the prevalence of constipation throughout and after pregnancy. Matern Child Nutr. 2006;2:127-34.; 4.Collete VL, Araújo CL, Madruga SW. Prevalência e fatores associados à constipação intestinal: um estudo de base populacional em Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, 2007.Cad. Saúde Pública 2010 ;26:1391-1402.; 5.Giuntini EB, Menezes EW. Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes: Fibra Alimentar. Série de Publicações ILSI Brasil. Força-tarefa Alimentos Fortificados e Suplementos, Comitê de Nutrição ILSI. Brasil Abril 2011; 6.De Honde , Greypens B, Ghoos Y. Effect of high performance chicory inulin on constipation. Nutr Red, 2000;20:731-736; 7.Slavin J. Fiber and Prebiotics: Mechanisms and Health Benefits. Nutrients 2013; 5: 1417-1435