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Dicas para o seu bem-estar

  • Tenha uma alimentação equilibrada: procure aumentar a ingestão de frutas, verduras e legumes. Além de serem alimentos ricos em fibras, são importantes fontes vitaminas e minerais;
  • Alimente-se em horários regulares e mastigue bem os alimentos
  • Ingestão adequada de água: a hidratação adequada é um dos itens mais importantes quando falamos em bem-estar e funcionamento normal do organismo. Lembre-se de beber pelo menos 2 litros de água ao dia.
  • Pratique exercícios físicos regularmente: procure realizar atividades físicas pelo menos 3x por semana, de acordo com sua idade e tolerância. A atividade física regular contribui para redução do estresse, na circulação sanguínea, manutenção da saúde óssea e muscular, controle de peso, entre outros.
  • Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, café e doces
  • Durma bem: o sono adequado é fundamental para as funções biológicas do nosso organismo. Além de dormir entre 7 e 9 horas por dia, a qualidade do sono é muito importante. Procure manter uma rotina de horário para dormir e acordar, faça refeições leves e não consuma álcool, café ou determinados chás e refrigerantes próximo ao horário de dormir.

Referências consultadas:

  • Ministério da saúde. Guia alimentar para população brasileira. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.
  • Warburton DER, Nicol CW, Bredin SSD. Health benefits of physical activity: the evidence. CMAJ : Canadian Medical Association Journal.2006; 174(6):801-809.
  • Centers for Disease Control and Prevention. Physical Activity and Health. Disponível em:

    https://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/pa-health/index.htm. Acessado em: 25/07/2018.

  • Instituto do sono. Dicas para preservar o sono.

    http://www.sono.org.br/sono/sono.php. Acessado em: 25/07/2018.

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